Suplementação alimentar

O nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário ao metabolismo de um organismo vivo e está presente nos alimentos. São essenciais a vida, estando divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, fibras e água). São nos macronutrientes onde estão os valores calóricos dos alimentos.


Podemos ainda destacar os fitonutrientes, outro tipo de nutriente exclusivamente de origem vegetal, que além dos muitos benefícios são antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Estão tendo maior atenção em nutrição atualmente, devido a gama de benefícios que eles oferecem de uma forma bastante saudável, assunto que será abordado com maior afinco, nas próximas postagens.

É consenso dentro da comunidade científica que uma alimentação equilibrada pode fornecer ao indivíduo os nutrientes necessários e em quantidades adequadas à manutenção de sua vida[i]. Mas, devido às perdas de vitaminas que os alimentos vêm apresentando em função da má estocagem, preparo, transporte, cultivo em solo pobre de nutrientes, uso de agrotóxicos no cultivo, e, também, pela indisponibilidade na realização de refeições saudáveis e nutritivas seja pela falta de tempo ou por determinado estilo de vida, cada dia mais, está sendo necessário repor os nutrientes via suplementação, que não estão sendo ingeridos ou ingeridos em quantidades inferiores às recomendadas diariamente.

Situações como estresse, exposição a poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos (corantes, conservantes, sacarina, espessantes, etc), uso excessivo de medicamentos e para o grupo de gestantes, crianças, idosos, pessoas com doenças imunológicas e câncer, necessitam aumentar a ingestão diária de nutrientes.

Os praticantes de atividades físicas também necessitam de um aporte maior de macronutrientes (os três produtores de energia) carboidratos e lipídeos como combustíveis e as proteínas para a construção e manutenção dos tecidos magros, e dos micronutrientes, ou seja, as vitaminas e sais minerais para auxiliar no metabolismo energético e na formação dos tecidos, a água para auxiliar na regulação da temperatura corporal e na distribuição dos combustíveis[ii].   


Você sabia que 75% da população mundial não consome os nutrientes necessários ao correto funcionamento do organismo?


A suplementação alimentar é fundamental, relevante e recomendada nas situações anteriores descritas, onde o individuo não possa atingir a ingestão diária de nutrientes recomendadas via alimentação. A suplementação age na prevenção das doenças que possam originar-se da carência na ingestão das vitaminas[i], minerais e outros nutrientes essenciais à vida.

Vitaminas, minerais, gorduras e proteínas importantes ao bom funcionamento do nosso organismo foram sintetizadas no quadro abaixo, com suas funções e os efeitos da carência destes nutrientes:

Adaptado de Guia de Orientação Nutricional Nutrilite [201-?].

Assim como tudo na vida precisa de equilíbrio, os nutrientes também precisam ser ingeridos de forma equilibrada e em doses adequadas as nossas necessidades diárias.

No quadro abaixo segue as dosagens diárias recomendadas de vitaminas e minerais, estabelecidas pelo Institute of Medicine:

Fonte:  RAMOS, S.C; MAGNONI, D; CULKIER, C [200-?].



[i] RAMOS, S.C; MAGNONI, D; CULKIER, C. Suplementação vitamínica: bases clínicas. Disponível em: http://www.amway.com.br/downloads/misc/suplementacao_vitaminica_imen.pdf.
[ii] Bizarro, Giosana. Nutrição esportiva e suplementação. Nutrição esportiva. Jornal Eletrônico, n. 16, jul/jul. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maca Peruana: o superalimento dos Andes

O que são Fitonutrientes?